8 minutos de leitura

Por: TOOLS Digital Services

19/08/2024

O que é BaaS? Entenda o conceito de Banking as a Service

Conheça como essa tecnologia se tornou uma aliada e facilitadora de diversos negócios

BaaS

Já pensou em adicionar serviços financeiros ao seu negócio, sem precisar ser um banco? Essa realidade é possível graças ao BaaS – Banking as a Service. Mas como isso é possível? A seguir, a TOOLS Digital Services te explica em detalhes o que é o BaaS, como essa tecnologia funciona, quais são os benefícios e a importância desse modelo tão inovador. Siga a leitura!

O que é o BaaS?

Em tradução literal, Baas, ou Banking as a Services, quer dizer “Banco como serviço”, um conceito que permite que qualquer empresa, independente do ramo de atuação, ofereça produtos financeiros aos seus clientes, como conta digital, cartão de crédito, boletos e, até mesmo, transferências. O principal objetivo é facilitar a possibilidade de acesso a novas possibilidades financeiras, tornando assim a experiência do cliente ainda mais completa.

Como o Banking as a Service funciona?

Você deve estar se perguntando como as empresas conseguem oferecer “serviços de banco” sem serem um banco, não é mesmo?

Essa tecnologia funciona por meio de uma API, sigla para Interface de Programação de Aplicação, um tipo de interface que facilita que diferentes sistemas interajam simultaneamente de forma segura e eficiente. No BaaS, a API permite que uma solução bancária possa ser instalada e utilizada em um sistema que não seja o do banco, mas sem a necessidade de passar por um sistema regulatório e burocrático, por exemplo.

Mas e na prática? Imagine que e-commerce ofereça um cartão de crédito repleto de vantagens exclusivas a seus clientes, além de conta digital que permite realizar inúmeras movimentações. Parece bom demais para ser verdade, né? Porém isso já é uma realidade em lojas de departamento e mercados, por exemplo.

Quais produtos podem ser oferecidos dentro de uma plataforma BaaS?

O Banking as a Service pode oferecer diversos produtos bem diversos, além de ter a liberdade de escolher quais e como o usuário final (você!) pode utilizar. Veja alguns exemplos:

- Pix; - Conta digital;
- Cartão físico e/ou virtual;
- Pagamento via boleto;
- Pagamento de contas;
- Sistema de Cashback;
- Recarga de celular.

E quais são as vantagens?

O BaaS utiliza a tecnologia para facilitar tanto a vida dos consumidores, trazendo vantagens como:

- Flexibilidade para escolher qual serviço, entre a gama de possibilidades oferecidas, melhor se adequa à sua realidade;

- Segurança com seus dados pessoais e financeiros, já que os serviços são desenvolvidos dentro de sistemas bancários, um dos mais protegidos atualmente;

- Facilidade para acessar serviços financeiros e realizar transações sem precisar ir fisicamente até um banco.

Já para as empresas, alguns dos benefícios são:

- Atrair um público diferente, já que oferece serviços novos ou com mais vantagens, assim gerando mais receita;

- Praticidade para contar com processos end to end sem se preocupar com a burocracia;

- Experiência centralizada na necessidade do usuário, facilitando a fidelização do cliente;

Como você viu o Banking as a Service abre uma gama de possibilidades para que empresas não financeiras consigam aumentar seu portfólio de serviços. Ficou interessado nessa solução? Então, você precisa conhecer as Esteiras Financeiras da TOOLS Digital Services. Nosso serviço tailor made concentra-se na eficiência operações de serviços financeiros com alto grau de automação e segurança da informação.